03/07/2009

Pensamento positivo pode diminuir a autoestima

Pois é, essa notícia me deixou um pouco confuso.... Qual a maneira correta de pensar????

Repetir frases positivas como "Sou uma pessoa querida" ou "Vou ter sucesso" faz com que algumas pessoas se sintam piores em relação a si mesmas, ao invés de elevar a autoestima, destaca um estudo divulgado nos Estados Unidos."Desde pelo menos a publicação do livro de Norman Vincent Peale 'O poder do pensamento positivo' (1952), os meios de comunicação têm estimulado as pessoas a dizer coisas favoráveis sobre si mesmas", afirma o estudo coordenado por psicólogos canadenses, publicado na revista "Psychological Science". O estudo cita uma revista popular de autoajuda que recomenda aos leitores: "Testem recitar: 'Sou poderoso, sou forte e nada neste mundo pode me deter'". Mas o conselho não funciona para todos. As frases positivas sobre si mesmo fazem com que as pessoas que já se sentem mal em relação a si mesmas não fiquem melhor, e sim pior, conclui o estudo coordenado pelos psicólogos Joanne Wood e John Lee, da Universidade de Waterloo, e Elaine Perunovic, da Universidade de New Brunswick. No estudo, os especialistas pediram a pessoas com baixa e alta autoestima que repetissem a frase "Sou uma pessoa querida", para em seguida medir os estados de ânimo e os sentimentos dos participantes. Eles detectaram que os indivíduos que começaram o estudo com baixa autoestima se sentiram piores depois de repetir a frase.
"Penso que o que acontece é que quando uma pessoa com baixa autoestima repete pensamentos positivos, provavelmente tem pensamentos contraditórios", declarou Wood à AFP. "Portanto, se afirmam 'Sou uma pessoa querida', podem estar pensando 'Bem, nem sempre sou querido' ou 'Não sou querido neste sentido' e estes pensamentos contraditórios podem fazer transbordar os pensamentos positivos", explicou. Apesar dos pensamentos positivos parecerem efetivos quando integram uma terapia mais amplia, sozinhos tendem a reverter o efeito que supostamente devem ter, segundo Wood.
O psicólogo afirma que os livros, revistas e programas de TV de autoajuda devem para de dizer às pessoas que apenas a repretição de um mantra positivo levantará a autoestima. "É frustrante para as pessoas quando tentam e não funciona", conclui.

Fonte: yahoo.com

Um comentário:

Paola disse...

Eu acho o seguinte:
As vezes acontece que quando nos encomendamos a fazer alguma coisa, pois é, não dá certo, não dá como nos queremos, demora em acontecer...etc.
Isso é normal e acontece com tudo mundo, não acredito que não tenha acontecido com ninguém... e obviamente isso não deixa tristes.
Mas acho que todo isto acontece pra nos aprendermos a lidar com esse tipo de situações, o ser humano é um ente que evolui e passa por provas para melhorar essa evolução. É obvio que quando fazemos as coisas sempre as vamos fazer pensando em positivo, que elas devem de acontecer de forma certa, senão então melhor não fazer nada, ne!... mas, se por acaso não acontecer como nos queremos, ou demora em acontecer é porque algo devemos aprender...eu acho tão legal essa mensagem dos antigos chineses e que realmente melhorou a minha forma de pensar... É a seguinte:
"Dificuldades e obstáculos provocam e sugerem uma interiorização. Em quanto o homem inferior culpa ao mundo e incrimina seu destino, o homem superior procura o erro em si mesmo Em virtude dessa introspecção, o impedimento externo torna-se para ele uma oportunidade de enriquecimento e aprendizagem" Hexagrama 31, I CHING
Então, se as coisas não saírem como nos queremos, não é para ficar para baixo, é para nos refletir em relação a nos mesmos e para tirar o aprendizado da situação. Tentar de olhar para nós e mudar o que devemos mudar dentro. Acho que devemos ver o lado bom das coisas, as oportunidades que nos dão essas dificuldades. Dessa forma, vamos evoluir como pessoas e conseguir o que queremos nesta vida... hehe ;)